SOBRE NÓS

Há mais de cem anos no mercado contábil a OCAM – Organização Contábil Adelino Motta – oferece serviços com alto grau de confiabilidade, honestidade e transparência, garantindo crescimento sustentável de sua carteira de clientes e reputação no ramo de contabilidade. No início do Século XX, o guarda livros português Adelino Moreira Motta, chega ao Brasil, no Pará, região norte do país, com a vontade de prosperar na indústria da borracha. Ao deparar-se com fim do ciclo da borracha, mudou-se para a capital da época, a cidade do Rio de Janeiro. Experiente e respeitado na profissão decide estabelecer sua firma de contabilidade, mais tarde a transformando em organização, cujo registro de número 77 no CRC é o mais antigo em atividade no Estado, e um dos mais antigos do país. Inicialmente, a empresa era formada por pequenas firmas comerciais e individuais, de imigrantes portugueses, que confiavam nesta organização para iniciar suas atividades no Brasil”, para “Inicialmente, sua clientela era formada por pequenas firmas comerciais e individuais, de imigrantes portugueses, que confiavam nesta organização para iniciar suas atividades no Brasil.

Anos mais tarde, a organização foi liderada por sua filha, Olinda Motta Bottrel, seguindo os passos e a profissão do pai, tornou-se ícone feminino na classe contábil, foi fundadora da UNIPECRJ (União dos Profissionais e Escritórios de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro). Hoje já não está entre nós, mas deixou um grande legado, os nossos valores: integridade, transparência, inovação e responsabilidade. Em homenagem póstuma, a entidade sindical patronal SESCONRJ (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro) deu seu nome ao auditório. Atualmente, em sua quarta geração de administradores, a OCAM atende empresas nos mais diversos setores, ramos de atividade e nacionalidades. Mesmo com a pluralidade de clientes, a organização busca sempre o bom atendimento e a alta qualidade nos serviços prestados. Por este motivo, os investimentos em tecnologia e aperfeiçoamento de seus profissionais são prioridade.

A OCAM é associada a rede internacional INAA GROUP (International Network of Accountants and Auditors), uma das maiores redes para negócios internacionais do mundo. Como membro independente da INAA, possui uma estrutura para atendimento de serviços contábeis e tributários a nível mundial, sendo referência nacional e internacional na elaboração das demonstrações financeiras de companhias e estruturas offshore. A OCAM pode atender seus clientes em mais de um idioma, porque possui corpo técnico habilitado nas línguas inglesa e espanhola. O atual quadro de sócios possui vasta experiência no ramo contábil, tendo alguns já desempenhado suas atividades em empresas multinacionais, de auditoria e também assumindo cadeiras relevantes nas entidades de classe, sendo a Presidência do SESCONRJ, e a Vice-Presidência da FENACON (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas). Os sócios estão há mais de trinta anos em atividade na empresa e possuem formação multidisciplinar em ciências contábeis, administração e direito. O conselho de administração possui um membro com pós-doutorado em ciências contábeis pela École de Commerce da França.